quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROJETO ENSAIO ABERTO


O Projeto “Ensaio Aberto” é uma iniciativa do Quinteto Uruaé, visando realizar concertos didáticos para os alunos das escolas de Bandas de Músicas do interior de Pernambuco.     Integra o seu repertório diferentes ritmos da música popular brasileira como: maracatu, frevo, baião, choro, maxixe e outros, além de música erudita. Pe formado por jovens e promissores músicos, que estão em constante processo de atualização e qualificação profissional, com objetivo de aprimorar suas técnicas. Compõe o quinteto: Emanuel Cabral (flauta), Cleybson Lima (oboé), José Fernandes (clarinete), Fabiano Rogério (trompa) e Bruna Heloísa (fagote).
            
A proposta de concerto didático apresentada pelo grupo tem como objetivo aproximar o público do quinteto, fazendo com que eles conheçam os instrumentos, que são utilizados pelo Uruaé, e suas particularidades. Formando, portanto, um público de concerto consciente e despertando também neste ouvinte o interesse pelo aprendizado musical.
            
O repertório, especialmente, preparado permite que o público assimile a audição musical e as explicações que abrangem o contexto musical, instrumental e histórico.
            
Afinal, não é de hoje que estudos comprovam os bons resultados trazidos pelos concertos didáticos, não só para o público que os recebe, mas também para o proponente, ou seja, no caso em questão, o quinteto que tem a oportunidade de expor o seu conhecimento e aproximar o jovem instrumentista a outras realidades, não somente musical, mas social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário